quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A alimentação de Aninha

Aninha sempre se alimentou bem. Mama muito no peito. Nunca foi de bater pratão, mas aceitava bem os alimentos. Até que com aproximadamente 8 meses, ela começou a rejeitar a comida. Eu tinha certeza que eram os primeiros dentinhos nascendo, pensei que ela estivesse sentindo dor, ou algo assim,  mas o tempo foi passando e mesmo os dentinhos ja aparecendo, a rejeição pela comida não passou. Ela começou a tomar o nitrazepam, e ficava muito sonolenta, e mais uma vez, continuava a rejeição pela comida, Uns 3 dias apos ter feito o ultimo EEG, que tinha dado pouquissimas alterações, ela apresentou novas convulsoes (ela levantava os bracinhos e tremia os olhinhos, crises que ela continua tendo e estamos tentando controlar). O médico receitou o Sabril. Apos uma semana, Aninha continuava rejeitando comida, eu tentava, tentava e ela só rejeitava, só queria mamar e tomar água, muita água. Todo tipo de alimento ela rejeitava: comida, sopa, mingau, vitaminas, frutas, nada ela queria. Ela não abria a boquinha por nada, virava o rostinho, se contorcia e nada de comer, quando eu conseguia por comida na boca dela, ela empurrava tudo com a lingua. Até que comentei com a fisioterapeuta de Aninha, e ela sugeriu marcar avaliação com a fonoaudiolga. Na consulta, a fono disse que Aninha provavelmente estava sem tonus na lingua, por isso não estava sabendo mastigar, alem disso o Sabril altera a sensibilidade para os alimentos e causa uma certa rejeição. Ela me ensinou a alimentar minha filha, e desde então to fazendo como ela ensinou: eu enfio o dedo no canto da boquinha dela e com a colher cheia, coloco a comida no canto da boquinha, e fecho, pra ela treinar a mastigação. Quem vê de fora, até parece tortura, mas não é... é assim que estou conseguindo alimentar minha filha, leite materno é ótimo, mas ela não tem mais idade pra ficar só no peito e precisa se alimentar.

Na ultima consulta com o neuro, ele disse que provavelmente esse disturbio alimentar é por causa das crises, quando forem controladas, ela voltaria a se alimentar. Não vejo a hora disso acontecer... Antes das crises, Aninha comia tão bonitinho... Nunca pensei que minha filha viesse a ter problemas com isso. Não há nada pior para uma mãe ver que o filho não se alimenta. Acho que alimentar um filho é algo institivo, quando não conseguimos, sentimos um certo fracasso. Vou confessar que a hora da alimentação é bem dificil...
Mas eu tento fazer com que fique agradavel pra Aninha, canto musicas, faço a comida que ela mais aceita. Agora ela esta aceitando melhor, só que ainda não abre a boquinha direito e tem certos alimentos que ela não degluti de jeito nenhum, um deles é a banana e também o leite de vaca. A banana eu costumo misturar com danoninho que ela aceita melhor, mas nem sempre da certo. Mesmo assim, o importante é ir tentando, tentando, sempre com muito carinho e amor e o maior de tudo: paciência. e paciencia, é coisa que toda mãe tem de sobra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário